Endocentro

Avaliação Pré-Anestésica

Saiba mais sobre o processo de anestesia para os exames.

O que é Sedação?

A Sedação é um ato médico realizado utilizando medicamentos com o objetivo de proporcionar conforto ao paciente para a realização de procedimentos médicos ou exames médicos.

Pode ser classificada em:

Sedação leve
Sedação Moderada / Analgesia
Sedação Profunda / Analgesia

A Sedação e a Analgesia englobam uma dinâmica de estados que vão desde a sedação mínima (ansiólise) até a sedação profunda, nem sempre sendo possível predizer como um paciente vai responder ao efeito dos medicamentos administrados. Por isso quem realiza o procedimento de sedação deve ser um médico anestesiologista que possui habilidade de assistir ao paciente nos diferentes níveis de anestesia.

A evolução da indústria farmacêutica, dos medicamentos e dos equipamentos usados em anestesia, tornaram o ato anestésico mais seguro e confortável ao paciente; portanto, ao ser submetido a um procedimento cirúrgico, faça uma avaliação pré-anestésica, tire suas dúvidas e confie na sua equipe médica.

Dúvidas em anestesia

1) O que é anestesia?

Anestesia é uma palavra de origem grega que quer dizer ausência de sensações. Este estado de ausência de dor e outras sensações para a realização tanto de cirurgias quanto procedimentos terapêuticos e diagnósticos podem ser alcançados de várias maneiras, conforme o tipo de cirurgia ou procedimento.

2) Quais os tipos de anestesia?

A anestesia pode ser geral, regional ou local e sedação.

Na sedação, são utilizados alguns medicamentos anestésicos para a redução da ansiedade e dor em procedimentos como endoscopia, colonoscopia, retirada de sinais e cirurgias odontológicas entre outros.

3) Quem é o Anestesista?

O anestesiologista, popularmente chamado de anestesista, é um médico formado pelas Faculdades de Medicina com Pós-graduação ou Especialização em Anestesiologia. A Sociedade Brasileira de Anestesiologia gradua e regulamenta a atividade deste profissional.