Endocentro

Santa Casa de Santos ganha serviço de endoscopia que atenderá pacientes de todas as classes sociais

Primeiro hospital das Américas, a Santa Casa de Santos segue ampliando suas ações para continuar sendo uma referência em Saúde não apenas na cidade, mas em toda a Baixada Santista e litoral paulista. Por isso, já funciona no hospital uma nova ala de atendimento em exames de Endoscopia, graças a uma parceria com a Clínica Endocentro, também referência na região, que irá administrar o serviço pelos próximos cinco anos. Um dos destaques da iniciativa é a possibilidade de encaminhamento de pacientes do SUS - Sistema Único de Saúde - que são atendidos pela Santa Casa.
O médico Nelson Marfil, diretor da Clínica Endocentro, disse que o acordo foi possível graças ao fato de ter atuado, com destaque, no hospital. "Eu trabalhei na Santa Casa cerca de 20 anos atrás. Certamente, devido à boa imagem que deixei no hospital, além da grande experiência adquirida na Clínica Endocentro, me fizeram ser lembrado pela nova administração da Santa Casa para coordenar o serviço após a saída da antiga equipe".
Ainda segundo Dr. Marfil, os benefícios serão muitos. "Ao aceitarmos o desafio de coordenar o serviço, fizemos uma grande reforma nas antigas dependências, com ampliação do espaço, criação de mais salas de exames, repousos, nova recepção, conforto médico, etc. Também foram adquiridos modernos endoscópios, nova central de informática, central de segurança e equiparação do Serviço de Endoscopia da Santa Casa aos maiores serviços de referência do Brasil".
Além disso, um serviço de Endoscopia hospitalar pode executar procedimentos de maior complexidade, além de contar com suporte hospitalar in loco em caso de necessidade. "Também atenderemos pacientes internados, urgências 24 horas e pacientes de baixa renda. Outro grande benefício para a população será a inclusão de todo o rol de procedimentos que a Clínica Endocentro realiza em sua unidade da Av Ana Costa, tais como colonoscopia, retossigmoidoscopia, eco-endoscopia, endoscopia por cápsula endoscópica e procedimentos terapêuticos de alta complexidade. Em termos de segurança para os nossos pacientes, todos os procedimentos endoscópicos realizados no hospital, são acompanhados pelo Serviço de Anestesia", explica.

TECNOLOGIA DE PONTA

Diante do novo desafio, a direção da Clínica Endocentro não poderia iniciar o trabalho sem que, para isso, fosse feito um alto investimento em tecnologia. Os pacientes da Santa Casa terão à disposição o que há de mais moderno no mercado. "Estamos oferenceno exames de alta complexidade como a Eco-endoscopia, a CPRE (endoscopia das vias biliares), colonoscopia e em breve será inaugurado o Setor de Termografia médica, inédito em toda a Baixada Santista".

ESTRUTURA

O serviço de endoscopia está localizado no segundo andar, ala “C” do hospital. O agendamento está situado no andar térreo do hospital (1º A), com porta para a Avenida Cláudio Luiz da Costa, evitando que os pacientes necessitem entrar no hospital para agendar exames e retirar resultados. No local também são atendidas consultas de avaliação endoscópica e pré-anestésicas, em um amplo espaço com ar condicionado. "Temos três salas de exames completas, e infra-estrutura para atendimento a pacientes fora do setor (UTI e centro cirúrgico). As equipes administrativa, médica e de enfermagem contam com cerca de 30 profissionais, alguns deles pertencentes aos quadros da Clínica Endocentro e outros com experiência em grandes serviços de São Paulo, como Beneficência Portuguesa, Samaritano, Santa Casa e Fleury", revel a Nelson Marfil.