Endocentro

Treinamento aéreo impensado

A população de Santos e Guarujá foi surpreendida no último dia 26 de novembro com um treinamento aéreo equivocado feito pela aeronáutica sob os céus de ambas as cidades.

Vale lembrar que a população de Santos ainda se recupera do trágico acidente aéreo que envolveu o candidato à presidência Eduardo Campos em agosto último. Santos é uma localidade que nunca se preocupou com acidentes aéreos ao longo de sua história – O barulho de aviões desde agosto é um trauma que causa arrepios em vários santistas, principalmente nos que residem no Boqueirão, nas proximidades de onde a aeronave caiu em agosto.

É um trauma psicológico que merece respeito, pois envolve famílias e familiares que, por melhor que seja o tratamento psicológico que buscam, e falo isso como profissional da área, jamais deixarão de ter calafrios ao ver aeronaves próximas de suas casas.

Prova disso é o impressionante o volume de pedido de informações a respeito dos aviões sobrevoando Santos e Guarujá nas redes sociais na data. E nenhum aviso da Aeronáutica ou mesmo de ambas prefeituras a respeito.

Vale lembrar que na referida data, havia uma previsão de um falso profeta de que um avião iria cair na Avenida Paulista, em São Paulo, fato que foi noticiado por boa parte da Imprensa.

Todos queremos o aeroporto de Guarujá em funcionamento como já foi anunciado com toda popa pelo vice-presidente Michel Temer em 2013, e que até agora não saiu do papel. Queremos o maior desenvolvimento da Baixada Santista, mas penso que antes deste desenvolvimento, queremos compromisso mais efetivo das autoridades com nosso dia-a-dia.

É obrigação do Poder Público zelar pela Saúde e bem estar de toda a população. Fico pensando em qual seria a relevância e importância da Força Aérea fazer esse treinamento aqui e nesta data? Se fosse algo imprescindível, porque não alertar com antecedência a população? O morador de Santos e Guarujá não pode ser refém do medo diante da falta de sensibilidade e até de compromisso das autoridades que gerem as atividades da Base Aérea de Santos.

 

Miriam Rufino Marfil, psicóloga clínica da Endocentro
Formada em psicologia pela UNIFEC-SP
Pós graduada em Programação Neuro-linguística e especializada em transtornos alimentares
Contato: miriam@endocentrosantos.com.br