Você sabe o que são os triglicérides e como eles podem indicar se você está em boa saúde ou não? Triglicerídeos são um tipo de lipídio, ou gordura no sangue. 
Pessoas com triglicérides elevados correm o risco de doença cardiovascular, mesmo se os níveis de colesterol LDL estão na meta.
Neste artigo, você vai entender o que é o triglicérides, como o desequilíbrio dessa gordura pode afetar a sua saúde e muito mais.

Triglicérides

As calorias em excesso vindas da sua alimentação, são convertidas em triglicerídeos e armazenados nas células de gordura.
Em seguida, os hormônios liberam triglicérides para produzir energia. Este ciclo só se torna problemático quando se come mais calorias do que se queima, o que leva ao triglicérides elevado, também chamado de hipertrigliceridemia.

Os triglicérides são classificados da seguinte maneira:

>> Normal: menos de 150 miligramas por decilitro;

>> Alterada: 150-199 miligramas por decilitro;

>> Alta: 200-499 miligramas por decilitro;

>> Muito alta: 500 miligramas por decilitro ou superior.

Aproximadamente 31% da população possui triglicérides elevados, um importante fator de risco para doenças cardiovasculares.
De acordo com uma pesquisa, envolvendo um total de 3.582 casos incidentes de doença cardíaca coronariana fatal e não fatal, há uma associação significativa entre os valores de triglicerídeos e o risco de doença coronariana.
Felizmente, existem maneiras naturais para diminuir os níveis de triglicerídeos naturalmente com dieta e mudanças de estilo de vida.

Triglicérides elevados podem ser causados pelas seguintes condições:

- Obesidade;
- Ingestão de mais calorias do que o que está sendo queimadas/usadas para a energia;
- Sedentarismo e falta de praticar exercícios físicos;
- Diabetes tipo 2;
- Hipotireoidismo (tireóide hipoativa);
- Doença renal;
- Consumo excessivo de álcool e tabagismo;
- Efeitos colaterais da medicação prescrita.
- A hipertrigliceridemia é frequentemente observada em doentes com diabetes tipo 2 porque a insulina desempenha um papel importante na regulação da homeostase lipídica.

Quando o corpo é resistente à insulina, os órgãos que são sensíveis à regulação da insulina – como o tecido adiposo, fígado e músculo esquelético – são incapazes de funcionar adequadamente.

Riscos De Triglicérides Alto

Os níveis dos triglicérides predizem a doença cardiovascular, uma causa principal da mortalidade na sociedade ocidental.
Um estudo realizado na Harvard Medical School, avaliou as contribuições relativas de triglicerídeos e colesterol HDL no risco de doença cardíaca coronária após LDL colesterol níveis foram reduzidos.
O estudo, envolvendo 170 casos e 175 controles, sugere que triglicérides elevados e baixos níveis de colesterol HDL foram associados com doença coronária, mesmo em pacientes com níveis mais baixos de colesterol LDL.
As chances de doença cardíaca coronária aumentou em cerca de 20% por 23 miligramas por decilitro aumento de triglicérides (5,6).

Como Baixar O Triglicérides?

Para reduzir o nível de triglicérides é preciso mudar hábitos do estilo de vida e incluir uma alimentação de verdade. Confira dicas simples, mas eficientes:

1- Reduzir As Calorias
Devido à relação entre o aumento da circunferência de peso e triglicérides elevados, reduzir as calorias e perder peso pode ter um grande impacto sobre os níveis dessa gordura. Inclua na dieta alimentos como legumes, nozes, sementes, alho e batata doce.

2- Evite Alimentos Açucarados
Um estudo publicado no American Journal of Physiology descobriu que quando a frutose foi administrada a ratos, houve um aumento de 20% na produção de triglicérides.
Os resultados sugerem que a frutose dietética não só aumenta a produção de triglicérides, mas também prejudica a remoção deles. 
Em vez de consumir muitos destes alimentos de alta frutose e açucarados, concentre-se em trazer proteínas, carboidratos complexos e gorduras saudáveis em sua dieta. Além disso, evite o consumo de xarope de milho de alta frutose.

3- Menos Carboidratos
Um estudo realizado no Instituto Rogosin em Nova York descobriu que uma dieta muito pobre em gordura, e rica em carboidratos enriquecida em açúcares refinados aumentou a fração de ácidos graxos sintetizados recentemente, juntamente com um aumento na concentração de triglicérides.

4- Escolha Gorduras Saudáveis
Alimentos ricos em ácidos graxos omega-3 reduzem os níveis séricos de triglicérides, diminuindo a liberação de ácidos graxos livres para o fígado.
Coma alimentos ricos em omega-3, como salmão e sardinha.

5- Reduza O Consumo De Álcool 
De acordo com a pesquisa publicada na Current Opinion in Lipidology, a ingestão elevada de álcool pode ser prejudicial porque está associada a triglicérides elevados, juntamente com doenças cardiovasculares, doença hepática alcoólica e desenvolvimento de pancreatite. 
Embora o consumo leve a moderado de álcool possa estar associado à diminuição dos triglicerídeos plasmáticos, os pacientes que já possuem níveis elevados de triglicérides beneficiam-se de reduzir ou interromper completamente o consumo de álcool.

6- Exercite-Se Regularmente
Um estudo publicado em Medicina e Ciência em Exercício e Esportes avaliou 11 mulheres saudáveis que se submeteram a um único treino que envolveu uma caminhada rápida em 60 por cento do pico de consumo de oxigênio por cerca de duas horas.
Os resultados mostraram que a concentração de triglicerídes era aproximadamente 30% mais baixa após o ensaio de exercício comparado com o ensaio de controle que não envolveu atividades físicas.
Estes benefícios do exercício podem resultar de pelo menos uma hora de caminhada, corrida, musculação, ioga e qualquer outro tipo de movimento que você gosta.
Triglicérides elevados estão associados com doenças cardíacas e podem prejudicar sua qualidade de vida. Para tratar esse problemas, faça mudanças na sua alimentação, pratique hábitos de vida saudáveis e procure orientação médica.