Hepatite é o nome dado a qualquer tipo de inflamação no fígado. Essa patologia atinge todas as pessoas independente do sexo, faixa etária ou raça. A doença pode ser aguda: o portador não apresenta sinais ou podem surgir sintomas comuns, como dores e mal estar e, ainda, pode ser crônica: não possui sintomas característicos ou sua descoberta ocorre em estágio avançado.
A seriedade desse distúrbio está no fato de afetar o segundo maior órgão do corpo humano, o fígado, que fica localizado na parte superior direita do abdômen. Esse órgão é de extrema importância, pois é responsável por diversas funções como eliminar resíduos tóxicos, absorver nutrientes, armazenar ferro e vitaminas, processar medicamentos, quebrar as moléculas de gordura, entre outras. Outra característica incrível do fígado é o seu poder de regeneração.
Na hepatite, um agente causador mata as células saudáveis do fígado, o que causa uma inflamação que por fim as destrói. Isso danifica o órgão ou gera uma cicatriz. Essa condição pode levar a morte.
Sua forma de contaminação se dá por meio de pessoas já infectadas, locais sem saneamento básico ou ingestão de alimentos crus.

Causas de hepatite

Uma inflamação pode ser causada por vários agentes, no caso da hepatite acontece o mesmo.

Segue abaixo os principais causadores:

A) Vírus: são a sua principal causa de transmissão. Eles são conhecidos no mundo inteiro e afetam milhões de pessoas devido à fácil contaminação. Exemplos de hepatites virais são A, B, C, D e E, as causadas pelo vírus da dengue, citomegalovírus e outras.
Cada hepatite é causada por um vírus diferente que geralmente sofre modificações o que dificulta o combate. Ainda podemos dizer que há vírus mais agressivos que destroem completamente o fígado do paciente.
Eles podem ser transmitidos pela água e comida contaminados, agulhas ou seringas, de mãe para filho, tatuagens e sexo sem proteção.

B) Drogas: ingestão excessiva de medicamentos pode afetar diretamente o fígado. O mais interessante é que até mesmo drogas prescritas por médicos causam essa condição. Exemplo de remédios causadores: ibuprofeno, paracetamol, esteróides anabolizantes. Evite a automedicação.

C) Álcool: é conhecido de todos que álcool consumido de forma prolongada provoca grandes males a saúde. No fígado, esse vício pode levar a cirrose.

D) Autoimunidade: nosso sistema imunológico afeta células do fígado, isso ocorre devido a um defeito no mesmo. Isso pode levar a uma falha hepática.

E) De ocorrência rara no Brasil e comum na Ásia e África, a hepatite do tipo E é uma doença infecciosa viral causada pelo vírus HEV. Sua transmissão é fecal-oral, por contato entre indivíduos ou por meio de água ou alimentos contaminados pelo vírus. 
A melhor forma de evitar a doença é melhorando as condições de saneamento básico e de higiene.